30/11/2009

Cracolândia

Desde maio divido um apartamento com duas amigas no centro de São Paulo. Mais precisamente na região da famosa “cracolândia”.

A vista do apartamento é linda! Das janelas do quarto e da sala consigo ver a Estação Julio Prestes, o prédio do Banespa, as antenas da Av. Paulista, e tenho o privilégio de ver o sol nascer todos os dias. Enfim, uma vista de dar inveja a muitos dos amantes desta cidade. Infelizmente não achei nenhuma foto do sol nascendo, no meu computador, para postar. Sendo assim, a foto abaixo foi tirada da janela da sala na madrugada de sábado para domingo do ultimo final de semana.





Nessa noite a torre da Julio Prestes não estava acessa, mas mesmo assim ainda é muito bonita. A Estação Julio Prestes, bem como a Sala São Paulo, são palcos de grandes eventos, sejam eles culturais ou não. Por este motivo a nata da sociedade paulistana conhece bem as instalações luxuosas do complexo, se assim posso chamar! Ao lado da estação se encontra o antigo prédio do Dops, local onde eram levados os presos políticos durante a ditadura militar. Ainda na região se encontra a Estação da Luz, um dos cartões postais da cidade, mas, mais próximo da Julio Prestes existe o prédio onde até o ano passado era conhecido como “Shopping Luz”, mas há décadas atrás, neste local, funcionava a principal rodoviário do estado. Diante de tantos lugares importantes para a nossa historia, na mesma região, a historia de algumas pessoas, na verdade centenas delas, esta sendo apagada.

O crack é uma droga sem volta, que causa dependência desde a primeira pedra. Não tenho um numero aproximado de usuários que vivem na região central de São Paulo, mas com certeza o governo tem, já que a única forma desses usuários se alimentarem e dormirem é em albergues do governo espalhados pelo centro. Albergues estes que aos poucos estão diminuindo a cada dia, graças a nossa Vice-prefeita Alda Marco Antonio, que resolveu substituí-los por “Centro-Dia”, que são nada menos que centros diurnos para os moradores de rua.

A policia está sempre presente na região. Há algum tempo a PM de São Paulo instalou uma base móvel na Praça Julio Prestes, que opera dia e noite. Na região também esta sempre presente uma base móvel da Guarda Metropolitana. Mas o que mais chama a atenção é que os usuários não se intimidam com a presença delas em consumir as drogas livremente pelas ruas.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário